Agenda

Óperas “Débussy e Mélisande” e “Il Campanello di Notte”

Óperas “Débussy e Mélisande” e “Il Campanello di Notte”
Data: 9 de setembro 17:00

Local: Cine-Teatro Paraíso

 

“Debussy e Mélisande” de César Viana e de Claudio Hochman
Este espectáculo insere-se na programação de Musicamera explorando as efemérides em torno da celebração do aniversário de Debussy (160 anos do nascimento) e dos 120 anos de estreia da ópera Pélleas et Mélisande, de Maurice Maeterlinck e Claude Debussy.
Apostando num conceito em que a obra prima de Debussy é, ela própria, protagonista de uma nova criação musical / teatral, permitindo a um público mais vasto a sua descoberta e fruição. O espectáculo deriva, assim, da ópera, mas adopta uma atitude metadiscursiva, criando uma “história” da história, que não se confunda com uma perspectiva de “versão reduzida” ou fragmentada da ópera. O texto simbolista permite este tratamento e re-criação dramatúrgica.
Ao público é proposta uma viagem ao tempo da criação da ópera para assistir à querela entre Maeterlink e Debussy pela apropriação da história dos jovens amantes do ignoto e intemporal reino de Alemonde mas também pelos encantos de Mary Garden, a soprano que daria vida à personagem de Mélisande aquando da sua estreia e que permanece, a justo título, a sua mais famosa intérprete.

“Il Campanello di Notte” de Gaetano Donizetti
É, entretanto, prática continuada da Musicamera, no contexto do Festival ZêzereArts a produção, bienal, de uma ópera, em regime de Atelier de criação para jovens artistas. Decidimos, assim, programar para o Atelier de 2023 a ópera “Il Campanello di Notte”, de Gaetano Donizetti, uma ópera curta com afinidade temática com o pressuposto dramatúrgico de Maeterlinck e Debussy.
Teremos assim uma estimulante noite operática que propõe abordagens assimétricas ao tradicional triângulo amoroso, explorando as suas venturas e tragédias de perspectivas mais sérias (em “Debussy") ou mais satíricas (no Campanello).


Ficha artística e técnica:
Autor-Libretista /Encenador (Debussy e Mélisande) – Claudio Hochman
Compositor (Debussy e Mélisande) – César Viana
Compositor e Libretista (Il Campanello) - Gaetano Donizetti
Direção Musical - Brian MacKay
Conceito / Produção Geral – Luís Pacheco Cunha
Figurinos (Debussy e Mélisande) - Isabel Telinhos
Figurinos (Il Campanello) - Carlota Blanc
Luz – Anabela Gaspar
Produção - Mariana Silva Godinho e Élio Correia
Elenco Debussy e Mélisande: Mary Garden (soprano) – Natasa Sibalic, Maeterlink (barítono) – Miguel Maduro Dias, Debussy (tenor) – Marcelo Alexandre
Elenco Il Campanello di Notte: Serafina (soprano) – Valérie Vervoort, Don Annibale di Pistacchio (barítono) – Luís Rodrigues, Enrico (barítono) – Luís Rendas Pereira, Madame Rosa (mezzo) – Juliana Mauger, Spiridione - Luís Pacheco Cunha
Ensemble MUSICAMERATA: Luís Pacheco Cunha e Eliot Lawson (violino), Isabel Pimentel (violeta), Catherine Strynckx (violoncelo), Miguel Menezes (contrabaixo), Katharine Rawdon (flauta), Bethany Akers (oboé), Paulo Gaspar (clarinete), Franz Jurgen-Dorsam (fagote), Ricardo Alves (trompa), Paulo Carmo (trompete), Paulo Alves (trombone), Marco Fernandes (percussão) e Taíssa Poliakova Cunha (piano)

 

Organização: Município de Tomar
Produção: Musicamera
Apoios: República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes / RTCP

 

Telefone
249 329 190
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
+ informações
M/6 | 2h 15m | 7€

Informação do evento

Data 09/09/2023
Capacidade Ilimitado
Local Tomar
Image

Contactos

249 329 800
(custo de chamada para 
a rede fixa nacional)

Câmara Municipal
atendimento: 
09h às 13h - 14h às 16h

presidencia@cm-tomar.pt
Praça da República 
2300-550 - Tomar

Image